Expandindo atuação, Escritório Contábil Ética celebra 30 anos em Mauá

Por Portal Opinião Pública 26/10/2023 - 09:15 hs
Foto: AFV Produções - Jornal Opinião Pública
Expandindo atuação, Escritório Contábil Ética celebra 30 anos em Mauá
Escritório Contábil Ética possui um grande grupo de colaboradores para atuar em diversas áreas

Referência no segmento contábil em Mauá, o Escritório Ética está expandindo sua atuação. Após completar 30 anos de sua fundação neste mês, a empresa comandada por Flávio Peregrino tem crescido e atraído cada vez mais os olhares de novos clientes e parceiros não apenas da cidade ou da região, mas de todo o país.

Segundo explica Peregrino, boa parte do crescimento do escritório aconteceu justamente em um momento bastante difícil em escala global devido a pandemia de Covid-19, declarada no país em março de 2020. Mesmo com toda a preocupação causada pelo coronavírus, o escritório seguiu funcionando, com a adoção de todos os protocolos de segurança e distanciamento entre os colaboradores. "A pandemia foi um período muito ruim e difícil, com muitas pessoas perdendo familiares e amigos”, relembrou Flávio, apontando ainda que, mesmo com todas as dificuldades, houve espaço para que o Ética pudesse se desenvolver.

“Toda parte burocrática que tínhamos, de levar documentos em repartições e protocolar, hoje, praticamente tudo pode ser feito de forma digital. O cliente não precisa ir mais a um local para fazer o certificado digital, o que pode ser um grande incomodo. Por conta da pandemia, muitas coisas podem ser feitas por videoconferência. Acredito que devemos ter adiantado uns 10, 15 anos durante esse período em relação à tecnologia", pontuou.

Se o avanço tecnológico agilizou uma série de processos que tem ajudado escritórios contábeis a fazer seus trabalhos com muito mais rapidez, isso também tem se refletido nas oportunidades que passaram a surgir. Uma vez que muitos trâmites burocráticos passaram a ser resolvidos de forma digital, tem sido possível para muitas empresas expandir suas fronteiras, de forma a levar seus serviços para além do município ou da região onde estão instaladas.

"Temos clientes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, no Rio de Janeiro, em toda parte do estado de São Paulo, desde a nossa região até o interior e a baixada santista, no Espírito Santo, na Bahia, em Goiás, Brasília, no Pará e agora estamos fechando com um cliente em Manaus. Hoje, essa questão de fronteira entre estados não existe mais, por conta desse avanço tecnológico", destacou Flávio Peregrino.

Além disso, a propaganda feita pelos próprios parceiros do Escritório Contábil Ética tem uma função importante nessa captação de novos clientes. "Um cliente fala para o outro, que fala para outro... esse cliente da Bahia, por exemplo, encontrei com ele em um café em São Paulo, expliquei nossa forma de trabalhar e fechamos o acordo, porque lá não há esse tipo de trabalho".

Por fim, Peregrino afirma que o Escritório Contábil Ética seguirá trabalhando nos mesmos moldes: dando atenção total aos clientes e buscando expandir suas parcerias pelo país. “Temos conseguido aumentar o número de clientes mensalmente, porque em muitos lugares não há os serviços e a agilidade que temos aqui. E vamos seguir trabalhando assim, dando total atenção aos nossos parceiros”. 

Histórico 

O Escritório Contábil Ética foi fundado em outubro de 1993 em uma parceria de Flávio Peregrino com uma antiga amiga, após uma conversa informal. Ambos haviam trabalhado juntos em outro escritório contábil da cidade antes de iniciarem a sociedade que culminou na abertura do Ética.

O início da jornada não foi dos mais simples e a dupla contou com a ajuda do amigo Divino Rodrigues Tristão, Delegado do CRC naquela época, para montar a primeira sede da empresa na Rua Rio Branco, com alguns móveis e equipamentos emprestados. Logo, os primeiros clientes surgiram e o escritório começou a deslanchar, mesmo com o rompimento da sociedade, seis meses depois da abertura.

Em 1998, uma profunda crise no país obrigou Peregrino a mudar alguns planos, fazendo com que ele fechasse o escritório e passasse a trabalhar de sua casa, na Vila Assis. Na época, o Ética contava com somente uma funcionária. Com o fim da crise, o Escritório Contábil Ética voltou a expandir sua atuação e Peregrino decidiu montar uma nova sede para a empresa, desta vez no Jardim Anchieta.

A partir de 2004, contudo, é que veio a maior guinada positiva do escritório, com o crescimento da equipe e a mudança para uma nova matriz, desta vez um novo imóvel na Vila Vitória. Com isso, o escritório não apenas se tornou referência na cidade, mas também ampliou sua atuação para outras regiões.

Hoje, instalado em um novo prédio na Avenida Portugal, o Escritório Contábil Ética possui uma grande e variada cartela de clientes, atendendo grandes empresas e comércios de Mauá e também de outras localidades.